IMPLICAÇÕES DO JOGO “TABULEIRO DOS SABERES” PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO A TEXTOS NARRATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARCELO MOURA MAGALHÃES

Co-autores: MARIA GRACIANE ROCHA SOUSA, ÉGILA MARIA NASCIMENTO SANTOS, IZAEL TELES MARTINS e LARISSA ELFÍSIA DE LIMA SANTANA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo "Tabuleiro dos saberes" para auxiliar na compreensão das crianças em relação a textos narrativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O qual tomou como base os estudos dos seguintes autores: Brasil (2018); Marcuschi (2011); Naspolini (2010); Oliveira e Moreno (2019); Spinillo e Hodges (2012). Assim, será apresentado um jogo de tabuleiro no qual trabalha de forma lúdica a interpretação e a capacidade de inferir informações textuais. Desse modo, espera-se que esse jogo sirva como um recurso didático para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma atividade além dos métodos tradicionais.