APRENDIZAGENS DE UMA ALUNA DE QUÍMICA SOBRE DIDÁTICA
Chaline Felix do Nascimento, chaline.felix@aluno.uece.br; Maria Zenilda Costa, maria.zenilda@uece.br
RESUMO
O presente trabalho é um relato de experiências vivenciadas na disciplina Didática, no curso de Licenciatura em Química. O estudo é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), com a produção escrita de eventos da sala de aula em articulação com as referências teóricas. Uma das atividades que mais me chamou atenção foi a que foi pedida para elaborar "cenas" da sala de aula a partir de nossas memórias da educação básica, para relacionar com as leituras. A relação entre os temas teóricos abordados pelos autores e as cenas de nossas experiências escolas é muito significativa para a nossa formação como profissional docente.
Palavras-chave: Didática; Transposição Didática; Formação Docente; Saberes Didáticos;
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um relato de experiências vividas e trabalhadas na disciplina de Didática ao longo do semestre, na qual se faz presente no componente curricular no curso de Licenciatura em Química e de outros cursos presentes no campus da (UECE) Universidade estadual do Ceará de cujo nome (FACEDI) Faculdade de Educação de Itapipoca.
É de grande relevância lembrar que este estudo foi feito a partir da colaboração dos alunos interessados em partilhar aprendizados, em constante parceria com a professora responsável pela disciplina que fez o convidou a turma a realizar o ensino como pesquisa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Logo de início foi proposto pela professora que lêssemos o livro "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER" de Paulo Freire (1989). Logo após, foi pedido a todos que realizassem uma produção textual com o tema: "Eu já lia antes de aprender a ler?", Essa pergunta nos motivou a investigar nosso passado com recordações da infância escolar, do começo da vida estudantil e entre tantos outros pontos. Em seguida, todos reunidos na sala de aula remota, fizemos uma apresentação das produções, mostrando seus relatos e as relações que tinha com o texto do autor.
Na produção desse texto, achei necessário salientar o trecho em que ele falava "Primeiro, a "leitura" do mundo, do pequeno mundo em que, quando criança, Paulo Freire se movia. Depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de sua escolarização, foi a leitura da "palavramundo" (FREIRE, 1989, p. 09), Essa relação entre a "palavramundo" e a leitura da palavra nos chama a refletir que, enquanto alunos da licenciatura, precisamos considerar o mundo como um livro que aprendemos a "ler" antes de chegar na escola. É necessário ler a Didática primeiramente o mundo de nossas experiências anteriores, para posteriormente compreendê-la agora enquanto conceito acadêmico nas abordagens teóricas das leituras.
Após essas trocas nos foi dada a oportunidade de fazer outra leitura. Dessa vez o texto "A disciplina Didática na formação de professores: conhecimentos, saberes e mediação didática" de Alda Junqueira Marin (2019). Esse estudo nos mostra a importância da Didática em várias áreas do conhecimentos. A autora destaca que na formação de professores a Didática precisa atuar com duas faces: a investigativa e a formadora (MARIN, 2019, p. 19-20). Com isso nos foi pedido para fazer uma relação entre os dois textos apresentados, através de um texto elaborado por nós, de cujo tema: "O que a concepção do ato de ler tem haver com a crítica da Didática?". Com essa segunda pergunta, a professora nos conduzia no percurso da formação com a proposta de investigar a Didática presente em nossas experiências de vida.
Em seguida, a professora solicitou que relatasse uma cena do nosso passado enquanto aluno e depois fizesse uma relação com o texto "Saberes estruturantes da prática pedagógica docente: um repertório para sala de aula", das autoras Cristina D´Avila e Lúcia Gracia Ferreira (2019). Esse estudo expôs um conjunto de saberes necessários para se compreender a Didática em ação. Dentre eles, destacamos as "Metodologias de ensino: trata-se de saber criar e selecionar métodos de ensino de acordo com os objetivos didáticos que se possui", nos faz pensar sobre a importância da criatividade de criar métodos que tenham como finalidade conseguir alcançar os resultados desejados.
Para o estudo sobre transposição didática, cada aluno teve a liberdade de escolher qual queria ler, com títulos distintos, com relação a diversas áreas de conhecimento do currículo escolar. Eu escolhi o artigo "Simulações computacionais: Uma proposta de transposição Didática no ensino de Química" (Glaylton et al 2021). Me identifiquei com esse estudo, pois está ligado a meu curso e traz discursões bem relevantes que dialoga com essa área específica do conhecimento a ser ensinado. O estudo aborda métodos voltados para o ensino de Química tendo as recentes tecnologias da informação e comunicação como recursos didáticos que podem beneficiar os que fazem seu uso, tendo como principal meio programas computacionais. Por exemplo, o software "AVOGADRO", é um editor molecular projetado para facilitar no entendimento de assuntos da Química.
3. METOLOGIA
O presente trabalho caracteriza-se como estudo de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), pois construiu-se através de um processo de pesquisa-ação colaborativa (PIMENTA, 2005), no qual se fez possível por meio de vivências compartilhadas e "cenas" elaboradas por cada aluno de Didática. Cada participante da disciplina teve um papel importante, os alunos por usar recursos de suas memórias anteriores de ensinos passados e seus conhecimentos, também de nossa docente por estar sempre preocupada em nos orientar e se esforçar para que compreendêssemos a proposta de pesquisa no ensino. Cabe salientar também o papel dos autores relatados ao longo do estudo, que se fizeram muito importantes por proporcionarem em seus textos reflexões e conhecimentos que ajudaram na construção de um trabalho feito com base de leitura e pesquisa.
4. RESULTADOS
Em um certo dia um professor de Química chega na sala de aula e avisa aos alunos que terão aula prática sobre um determinado conteúdo. "Bom dia! A aula hoje será no laboratório. Vamos estudar e analisar algumas reações químicas." Então o professor e a turma se dirigiram ao espaço comunicado. Chegando lá ele pede atenção a todos e realiza a experiência. Após isso e várias explicações, ele fala: "Já que vocês viram a experiência, agora peço que façam um relatório explicando tudo que foi mostrado na aula de hoje; passo a passo e resultados". Então uma aluna perguntou: "Como se faz e qual a estrutura?". O professor diz: "Vocês terão que fazer uma capa, introdução teórica, objetivos, materiais discussão e conclusões que no caso são os resultados encontrados a partir das análises." A cena me fez perceber que a professora usou um saber didático definido por D'Ávila e Ferreira (2019): "Avaliação e acompanhamento dos processos de aprendizagem". Nessa cena observamos a importância da produção escrita onde foi necessário utilizar de um caderno para melhorar minha escrita como meio para sedimentar a minha aprendizagem.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nosso estudo possibilitou trazer contribuições formativas através de nossas lembranças e experiências, que nos permitiram a visão de que já conhecíamos elementos da Didática antes de saber seu significado. Além de nos trazer a nostalgia de nossas vivências estudantis, nos permitiu a prática de ler e se apropriar do conhecimento sobre a Didática fazendo a releitura de nossas experiência sobre o fazer docente presente em nossas lembranças de escola.
Além de nos apropriamos de um repertório de saberes didáticos situado nas cenas que produzimos, com o estudo sobre a transposição didática foi possível entender sobre questões direcionadas ao vasto campo de conhecimento da Química e sua relação com os conhecimetos de Química a serem ensinados. Cabe salientar a importância das trocas de experiências realizada por uma turma de alunos proveniente de diferentes cursos, de Pedagogia, de Química e de Ciências Sociais. Essa interação entre os cursos agrega vários conhecimentos, pois além de conhecermos sobre nosso meio de estudo podemos ter a noção de como os outros agem, também compreender seus saberes e visões de mundo enquanto alunos.
6. REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Glaylton Batista de; BORGES, Ronaldo da Silva; DE SÁ, Ézio Raul Alves. Simulações Computacionais: Uma Proposta de Transposição Didática no Ensino de Química. RCT- Revista de Ciência e Tecnologia, v. 7, 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. p. 09.
D'ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Saberes estruturantes da prática pedagógica docente: um repertório para a sala de aula. In: MARIN, Alda Junqueira [et al.] (Org.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador EDUFBA, 2019.
MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set/dez., 2005