INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E PROFESSORA DURANTE O ENSINO REMOTO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

SILVANA DE SOUSA VASCONCELOS

Co-autores: MARIA APARECIDA BARBOSA DE MELO e MARIA ZENILDA COSTA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

Este trabalho é um relato de experiências do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia UECE/FACEDI que possibilitou a imersão em uma turma do 2o ano por meio de atividades remotas de Língua Portuguesa em processo de alfabetização. A observação participante e diversas interações tem como base a pesquisa-ação colaborativa. Davis, Silva e et al (1989), Weffort (1996), Soares (2004), Pimenta e Lima (2005/2006), Minayo (2009), Base Nacional Comum Curricular (2017) e Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (2020) são referências do estudo. Percebeu-se maior interação na turma. Essa vivência é de grande relevância para a construção da minha identidade docente.