LEVANTAMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM PESQUISAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

VICTÓRIA LÍGIA SOUSA DOS SANTOS

Co-autores: MERLIN MARTA NEIVA LIMA BRANDÃO, VANESSA SOUSA DOS SANTOS, WENDEL DO NASCIMENTO RODRIGUES, JEFFERSON SOARES GALVÃO e FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este estudo, caracterizado como um relato de experiência de pesquisa, objetivou, realizado em 2021, compreender o papel do levantamento no processo de obtenção de informações para as pesquisas educacionais desenvolvidas em época de pandemia. Estudo esse qualitativo, com fundamentação teórica nos seguintes autores: Gil (2002; 2008); Gerhardt e Silveira (2009); Fowler Jr. (2011), cuja as contribuições foram suas bases conceituais sobre o levantamento, bem como o tipo, sua utilização, dando suporte para o desenvolvimento da temática. Portanto, o levantamento como sendo um tipo de pesquisa, que nesse cenário pandêmico que educação se insere, o mesmo pode desenvolve-se com o auxílio de tecnologia de comunicação na coleta de dados, mesmo com as dificuldades da apropriação desses meios, não muda o fato da necessidade de sua utilização em investigações. Assim, contribuindo para a concretização de estudos sociais em torno dos problemas de pesquisa que haja a demanda de utilizá-lo.