RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS TEXTOS LITERÁRIOS E A PRÁTICA SOCIAL DA ESCRITA NA TURMA DO INFANTIL V

MARIA RAQUEL IRINEU

Co-autores: MARIA RAQUEL IRINEU, ANA PAULA DE SOUSA e MARIA ZENILDA COSTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho reflete acerca das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica Pedagogia FACEDI (CAPES/UECE). Como objetivo, buscamos compreender as contribuições dos textos literários para a aprendizagem da escrita de crianças pequenas na turma do Infantil V. A pesquisa é de cunho qualitativo (MINAYO, 2009), pela observação participante com registros em diário de campo. Soares (2020) e a Base Nacional Comum Curricular (2018) compõe o referencial teórico. Com a realização de observação participante, planejamento, regências e os estudos teóricos, inferimos que desde a Educação Infantil, é imprescindível que as crianças tenham contato com os diversos textos para o aprimoramento da escrita.