O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA E O USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO/METODOLÓGICO

CARLA GABRIELLA BARRETO FREIRE

Co-autores: MÔNICA EMANUELA NUNES MAIA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Essa pesquisa tem como objeto de estudo a música nas aulas de História no Ensino Médio. Portanto, o meu estudo vai no sentido de refletir, analisar e estudar a influência da música (qual estilo ou gênero musical) no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de História, na E.E.M Lauro Rebouças de Oliveira, localizada em Limoeiro do Norte, Ceará. Pesquisar como se dá a aprendizagem a partir da utilização da música como recurso didático, na qual a mesma é uma das diversas novas linguagens utilizadas no Ensino de História. Os processos de ensino aprendizagem serão estudados e percebidos através da inserção da música nas aulas de História, nas turmas de 3º ano do Ensino Médio da referida escola. Com essa pesquisa também buscamos compreender a música como procedimento metodológico/recurso didático, levantando, assim, algumas questões a serem respondidas, tais quais: como trabalhar esse recurso? Como são usados os recursos didáticos? Quais são eles? Quais os objetivos desse uso? No estudo, pensar como se dar a construção histórica e todo esse processo na qual o aluno participa ativamente. Para isso iremos observar aulas em que o professor utilize da música, para que assim possamos refletir como se aprende História através da mesma. Para este estudo pretendemos enfocar também algumas músicas em específico, que são dos gêneros da MPB e Rock Nacional, para que analisaremos a letra e o contexto histórico presente na mesma.