ANÁLISE DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I & II NO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA - CE

JOSÉ ANDERSON COSTA GOMES

Co-autores: LUIZ CARLOS DA SILVA CÂNDIDO, FRANCISCA LILLYAN CHRISTYAN NUNES BESERRA, FRANCISCO EDGAR DE OLIVEIRA JÚNIOR e ISADORA GONÇALVES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As leis 10.639/03 e 11.645/08 instituem o ensino obrigatório de história e de cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio, cujos objetivos são valorizar a contribuição do homem e da mulher negra e indígena para a cultura brasileira. Tendo em vista a grande diversidade cultural de nosso país, como consequência da atuante presença da cultura afro e indígena, vê-se uma realidade educacional antagônica à real história e processo de aculturação de nosso país. Assim, o projeto teve como objetivo analisar a temática de construção de projetos relacionados à cultura afro-brasileira e indígena conforme as leis citadas, de forma a propor a adoção de novas estratégias no ensino de história como prevê a legislação. A pesquisa iniciou-se com uma minuciosa análise e fundamentação teórica aprofundada das leis, bem como, do que é anunciado por autores acerca da aplicação de tais no corpo docente e escolar. Seguido o estudo, realizou-se uma elaboração teórica dos modelos de projetos escolares esperados e condizentes com a visão de autores conforme as leis que tornam obrigatório o ensino afro e indígena no ambiente escolar. Mediante o modelo teórico, os projetos de cinco escolas do município de Jaguaruana-CE foram analisados no aspecto construtivo, no qual a partir dos problemas detectados elaborou-se uma proposta de solução viável e objetiva conjuntamente com a visão de autores especializados na área de estudo. Mediante a análise realizada, observa-se que de modo geral o aspecto construtivo dos projetos interdisciplinares relacionados à temática afro-brasileira e indígena desenvolvidos nas escolas giram em torno de ações repetitivas que refletem sempre uma única face da realidade sociocultural brasileira, o que acaba por influenciar na consolidação de uma mentalidade baseada no menosprezo de uns e superioridade de outros. Constata-se que a atenção dada a tais projetos é mínima, o que evidencia e acentua o aparecimento de sérios e graves erros na construção destes, onde o conteúdo chega até ao aluno teoricamente, seguindo um modelo de "educação bancária", no qual os conteúdos ditos como importantes são depositados, o que não torna o educando um sujeito ativo e posto de sua capacidade crítico-reflexiva. Muitos dos projetos apresentavam justificativa inadequada e, além disso, a interdisciplinaridade não é aplicada à passagem dos referidos conteúdos ao aluno de forma adequada, o que evidencia o não cumprimento de tempo de permanência do projeto, estipulado de um a dois anos, mas que geralmente só ocorre em datas específicas. Percebe-se que de certa forma os projetos são elaborados porque existem leis que obrigam tal realização, o que só torna a escola cada vez mais distante de seu real dever que é contribuir para uma melhor formação cidadã do educando. Diante dos resultados obtidos a partir da análise dos projetos interdisciplinares, concluiu-se que a construção destes se dá apenas em dcumprimento às leis 10.639/03 e 11.645/08, que enraízam as atividades ao simples cumprimento de obrigações, cujas realizações evidenciam a falta de trabalho com a interdisciplinaridade, além do descaso com a real justificativa a qual deve girar em torno o trabalho com a temática afro e indígena, o que requer uma formação continuada voltada para a relação interdisciplinar assim como um maior compromisso dos envolvidos - gestores, educadores, comunidade e educandos - na construção e execução dos projetos desenvolvidos nas escolas, tratando as temáticas não como algo imposto, mas de uma maneira atraente e motivadora, onde o aluno se sentirá mais envolvido nos estudos e consequentemente mais apto ao exercício do respeito e da cidadania.