Desde a formatação da banda cearense Mastruz com Leite em 1990 pelo empresário Emanoel Gurgel, o forró eletrônico (nome atribuído a este movimento de renovação do gênero forró) expandiu-se para outros estados nordestinos, consolidando-se como o principal estilo musical da região, ocupando um lugar que foi do estilo musical conhecido como "forró tradicional". Dentre as novas práticas de forró inauguradas pelo grupo Mastruz com Leite pode-se mencionar: o aumento do número de cantores e músicos no palco; a renovação do grupo instrumental, que passou a contar com saxofone, bateria, guitarra e baixo; o investimento no vocal feminino; a prevalência de canções com temáticas relacionadas ao romantismo, dentre outras características que foram fundamentais para a caracterização do forró eletrônico, bem como para com a relação do referido estilo com o segmento urbano da sociedade. Entretanto, desde o início dos anos 2000, muitas características ligadas à prática musical inaugurada pelo grupo Mastruz com Leite foram revistas e a banda Aviões do Forró foi uma agente importante nesta transformação da estética musical do forró eletrônico. Através da análise de canções, folders promocionais, análises de matérias dos jornais cearenses O Povo e Diário do Nordeste, este trabalho busca analisar as distintas perspectivas musicais e mercadológicas utilizadas pelos atores ligados ao forró eletrônico, destacando as bandas Mastruz com Leite e Aviões do Forró como marcos de renovação do referido segmento musical, apresentando a multiplicidade de características presentes no forró eletrônico.