Tendo em vista que o cinema vem apresentando forte presença nos processos históricos da contemporaneidade, pretendeu-se nesse trabalho analisar-se a influência que o mesmo assume nas esferas sociais, influenciando, discernindo e afirmando determinadas ideias sobre a história. A análise centrou-se em dois filmes que buscaram firmar determinadas ideias e imagens - muitas delas fictícias - sobre a 2° Guerra Mundial: A Lista de Schindler (EUA, 1993), de Steven Spielberg e Vá e Veja (URSS, 1985), de Elem Klimov. Sabendo do poder das produções acima citadas, propôs-se uma desconstrução de certas imagens e ideias difundidas por elas, objetos de análise - não somente no que toca à trama, em si, mas também nos "silêncios" dessas produções, como, por exemplo, o fato do filme A Lista de Schindler mostrar apenas o "Holocausto Judeu". Portanto, o trabalho irá analisar a perspectiva dos filmes sobre o conhecimento histórico, que em boa medida sacralizou-se nas massas, ou seja, o trabalho irá tentar questionar e descontruir algumas imagens (imagens essas que são: o anacronismo em algumas questões históricas, o ódio feroz contra o nazismo, a pouca presença dos processos políticos nos filmes, dentre outros) produzidas por esses filmes acerca da 2° guerra mundial.