ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

ANTONIA MARIA SANTOS RODRIGUES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A elaboração deste trabalho de pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino de História e as práticas educacionais exercidas pelos professores de história no cotidiano em sala de aula. Tem como objetivo compreender as mudanças e permanências no ensino de história, ocorridas no período de 1980 a 2000, o qual se estrutura em capítulos a saber: no primeiro capítulo, analiso os documentos oficiais, referentes ao programa educacional da rede de ensino: LDB, PCN's e DCN's. Neles, busco analisar e compreender como a legislação educacional  se manifesta na prática educativa do professor. No segundo capítulo lançarei meu olhar para a realidade da sala de aula, observando as turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II da Escola José Hamilton de Oliveira, localizada no bairro Luis Alves de Freitas, em Limoeiro do Norte-CE. Busco compreender como é trabalhada a disciplina de história neste nível de ensino, analisando os conteúdos, os objetivos e a metodologia de ensino utilizada pelos profissionais docentes da referida área. Ainda neste capítulo tenho como propósito analisar  o olhar do aluno e do professor nos que diz respeito às propostas oficiais contida nos documentos analisados. Para o desenvolvimento dessa pesquisa tenho como referencial teórico historiadoras como Circe Bittencourt, Thais Fonseca, Simone Selbach e Marlene Cainelli.