MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A HISTÓRIA DOS AFRO-CEARENSES COM A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10. 639/03

CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Ao nos reportarmos para a análise das relações raciais no Estado do Ceará, tendo os projetos educacionais e as práticas pedagógicas como ponto de partida, busca-se compreender os elementos que atuam no processo de efetivação da Lei 10.639/03, onde se institucionalizou o ensino da História e Cultura de Afro-brasileiras e consequentemente dos Afro-cearenses. O objetivo deste trabalho é: examinar os discursos e as contradições presentes no debate da inserção das políticas afirmativas na sociedade cearense, bem como perceber as mudanças e permanências na educação de negras e negros cearenses com a implementação da Lei 10.639/03 no currículo, na formação de professores e na sala de aula. A pesquisa desenvolveu-se a partir da análise do processo de implementação desta Lei no Estado do Ceará, que se inicia a partir de 2005, ano em que a lei é colocada em prática nas escolas cearenses, através do envolvimento de órgãos e agentes estatais e da sociedade civil, como a Secretaria de Educação e Conselho de Educação do Estado, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação-CREDE's e do Fórum Permanente para a Educação das Relações Étnico-raciais.  A oralidade faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos como meio de compreender como está se dando a efetivação da referida Lei, a partir do diálogo com professores da rede Estadual de ensino, onde diagnosticamos como está ocorrendo na prática pedagógica, o ensino da História e da Cultura dos Afro-cearenses.