O ENSINO DE HISTÓRIA E AS PRÁTICAS DOCENTES: O USO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA NAS AULAS DE HISTÓRIA NA E.E.E.P. ALAN PINHO TABOSA, EM PENTECOSTE/CE

MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS SANTOS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Enquanto professora tenho observado que, na maior parte do tempo, os alunos trabalham individualmente e estão constantemente em competição uns com os outros. Diante desse quadro surgiu meu interesse pela temática "Aprendizagem Cooperativa", por considerar pertinente um estudo sobre esta estratégia de ensino, que tem uma concepção de aprendizagem como algo ativo, construído pelo aluno em interação com os colegas e com o professor. A Aprendizagem Cooperativa (A.C) não é uma ideia nova em educação, mas ainda são poucos os docentes que a utilizam como estratégia na sala de aula. Ela desenvolve uma visão mais dinâmica de aprendizado onde o aluno, passivo das salas de aulas tidas como "tradicionais" desenvolvem sua pró-atividade, e o professor torna-se facilitador, não apresentando mais o conhecimento, e sim, gerindo atividades para que este brote. No Ceará, essa abordagem começou a ser utilizada com o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), projeto de extensão da UFC. Em 2009, foi criado o Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, com o objetivo de difundir essa metodologia na Universidade. A Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste/CE, tem convênio assinado com a Universidade Federal do Ceará - UFC, onde a mesma atua como co-gestora, dando suporte às atividades na escola, viabilizando a implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa. Atualmente desenvolvo pesquisa que visa compreender a aplicação da metodologia em aprendizagem cooperativa nas aulas de História, na E.E.E.P. Alan Pinho Tabosa, através da realização de estudo de caso. Tenho como base teórica os trabalhos de (JOHNSON & JOHNSON,1999); (FREITAS & FREITAS, 2002); (LOPES & SILVA, 2009) (MONEREO & GISBERT, 2005), por considerar de grande importância seus estudos sobre a aplicação da aprendizagem cooperativa como estratégia de aprendizagem, nas salas de aula, através da utilização de diferentes métodos. Assim, este simpósio temático visa reunir trabalhos e pesquisas sobre práticas de ensino de História na tentativa de refletirmos sobre os problemas e possiblidades para atuação docente do professor de História.