PENSAMENTO CRÍTICO OU SENSO COMUM: UM ESTUDO SOBRE A CAPACIDADE REFLEXIVA DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM MORADA NOVA-CE

MEIRELENE LINHARES LIMA

Co-autores: GUSTAVO ADOLFO D'ALMEIDA LÔBO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A pesquisa busca refletir sobre o ensino de História em duas escolas de ensino médio da rede pública: Egídia Cavalcante Chagas e Maria Emília Rabelo, ambas, localizada na cidade de Morada Nova. O estudo atentará somente aos terceiros anos do ensino médio. A referente pesquisa tem por objetivo analisar o aprendizado dos alunos que cursam o 3° Ano do Enisno Médio, tentando perceber se os mesmos constríiram, por assim dizer minimamente, um pensamento crítico, uma visão de mundo que possibilitem aos mesmos visualizarem e se posicionarem diantedos problemas presentes em sua própria realidade. O universo da pesquisa será composto pelos alunos matriculados nos turnos da manhã e tarde. A metodologia da pesquisa consistirá na observação das aulas de História das referidas turmas, realização de entrevista e aplicação de questionário, a partir dos quais tentaremos perceber a capacidade reflexiva dos alunos.