A presente pesquisa faz parte de meu trabalho monográfico em andamento, que tem como objeto de estudo a introdução feminina na Banda de Música de Quixadá Mestre Nabor Crebillon de Souza. O foco deste trabalho reside nas estratégias de inserção das mulheres no cenário artístico musical no período de 1974 à 1990. A partir da análise de entrevistas realizada com Isidia Maria da Silva Fernandes, primeira mulher a entrar na banda de música e de outros músicos do período, bem como a análise de documentos, como fotografias, livros de ponto, recorte de jornais, analiso as primeiras experiências de convivências de uma mulher na Banda de Música de Quixadá. Em um período onde "ser músico nas décadas de 60 e 70 no Ceará, era estar à margem da sociedade que não absorvia o músico como profissão" (CABRAL, 2002. p. 45), percebi, a partir dos relatos da primeira entrevista realizada com Isidia Maria, que a mesma não sofreu nenhum tipo de constrangimento pelo fato de ser uma mulher musicista.