Nos últimos anos, face ao processo de destruição da memória coletiva e individual, vivenciamos uma revolução nas ações e discussões a cerca da preservação do patrimônio cultural e dos lugares da memória, propõe-se este projeto de Ação Educativa Patrimonial de ensino e pesquisa, possibilitar aos educandos do 9º ano do Colégio Luís Candido de Oliveira e a comunidade em geral, uma reflexão histórico-crítica, sobre a importância do patrimônio material e imaterial local, desenvolvendo nesta comunidade uma prática cidadã de preservação do patrimônio, passando assim a reconhecerem a necessidade de lutar pela sua memória e pela sua história. Dessa forma, a casa da Tia Sinhá, primeira casa construída em alvenaria na sede do atual município de Ocara em 1928 e suas funcionalidades: como espaço de sociabilidade; escola; comercio; festejos e como lugar de memória carregada de sentido histórico, foi problematizada e estudada. Através de uma ação didática na qual utilizamos esse patrimônio como elemento para que se compreenda a história de Ocara - CE, com suas nuanças e particularidades de um dado tempo histórico. Nesse sentido nosso trabalho teve como enfoque sair da escola e ir de encontro ao patrimônio, desenvolvendo nos educando uma atitude pratica de observação do cotidiano e de sua realidade social, no âmbito de seu contexto de relações com a comunidade e com a própria "memória viva da casa" a Tia Sinhá (Francisca Sinhá Lopes). Com base no que foi observado compreendemos que há uma necessidade de estudar o patrimônio cultural, material e imaterial local, é o primeiro passo para que as futuras gerações possam conhecê-lo, sensibilizando os educando da importância de valorizar o patrimônio, ajudando na construção da identidade cultural ocarense. Não foram encontradas grandes dificuldades na aplicação do projeto, a não ser o fato de ser nova para os educandos, a discussão teórica do conceito de educação patrimonial, visto que a mesma é um instrumento de "alfabetização cultural". Balizados em nossa pesquisa, e em nossa fundamentação teórica que contou com autores como Bergamaschi e Stephanou (2002), compreendemos que o assunto patrimônio cultural é motivador, envolvente, provoca debates e amplia o conhecimento sobre nossas raízes, sendo de fundamental importância para a construção de nossa identidade.