Introdução: O presente trabalho pretende demonstrar as práticas desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, SUBPROJETO "HISTÓRIA: ENSINO E VALORES", na E. E. F. M. Professor Luís Felipe com os alunos do 3º ano do ensino médio. O mesmo constituiu-se de um amplo estudo sobre a História do Brasil, dando um enfoque de forma geral na História nacional, desde a descoberta do Novo Mundo até os dias atuais com fatos da modernidade, visando gerar reflexões para o grupo de alunos e prepará-los para as Olimpíadas Nacionais de História do Brasil. Objetivo: Gerar discussões sobre estudos da História do Brasil por meio de textos, imagens, documentos e mapas. Trabalhar o processo de interação social entre os participantes; proporcionando aos alunos participantes um conhecimento de nosso país, do processo de formação de nossa nação, nos períodos: Colônia, Império e República. Procedimentos Metodológicos: Analisar e discutir com os alunos participantes questões de edições anteriores da Olimpíada. Métodos: Utilização de materiais de apoio que facilitem a absorção do conteúdo trabalhado nas provas. Uso de provas impressas da edição atual, facilitando a melhor discussão e resolução das questões. Resultados: Os alunos que participaram das Olimpíadas Nacional de História do Brasil abraçaram o projeto empenhando-se ao máximo para resolver as questões e tarefas proposta com auxílio do professor de História e bolsista do PIBID História. Além de estar praticando trabalhando em equipe e convívio social com os membros. Conclusões: Trabalhar com os alunos a ONHB foi de suma importância, pois trabalhamos com os grupos o trabalho em equipe e o estimulando-os a prática da pesquisa aguçando a sua curiosidade, observando o seu empenho em resolver as questões propostas pelas olimpíadas e cada vez mais buscando fontes que ajudassem a resolver as questões.