O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE

JOSÉ DOUGLAS VIANA SAMPAIO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: O presente trabalho está inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto "História, Ensino e Valores". O Projeto intitulado de "Consciência Negra" foi desenvolvido em Sobral-CE pelos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Felipe, com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio. O mesmo utiliza o processo histórico-cultural afro-brasileiro como instrumento para o ensino de história, valorizando, desta forma, as manifestações culturais inseridas em nosso cotidiano pelos povos africanos, fazendo com que os alunos se reconheçam como agentes ativos dos processos históricos. O projeto propôs ainda uma discussão sobre os principais conceitos sobre o tema e preocupa-se em conscientizar os alunos sobre a importância de se preservar e valorizar a cultura afro-brasileira, bem como as suas manifestações através das danças, comidas típicas, etc. Objetivos: Gerar uma discussão a cerca do preconceito racial em sala de aula, propiciando, consecutivamente, a importância da cultura negra pelos alunos da rede pública de ensino médio. Procedimentos Metodológicos: Palestras expositivas onde bolsistas socializaram com os alunos conceitos concernentes ao preconceito racial. Apresentações de algumas manifestações culturais afro-brasileiras como a capoeira, por exemplo. Peça teatral feita por alunos do 2º ano da Escola Luís Felipe sobre a discriminação racial em sala de aula. Palestra com professores que trabalham com pesquisas correspondentes à área, onde houve discussões sobre a importância da cultura afro-brasileira. Exibição do curta-metragem "Vista Minha Pele" onde foi discutido a importância de nos posicionarmos no lugar do outro. Resultados: Interação do público discente com as atividades proposta tem que perceber como os valores culturais afro-brasileiros têm valor afetivo e representativo para os mesmo em sua vida ou cotidiano, além de notar a participação em exposição sobre a temática "Consciência Negra". Conclusões: Trabalhar com os alunos, esta temática, foi de suma importância, pois é uma forma de mostrar a importância da cultura negra em nossa vida e ensinando a valorizar e respeita essa cultura, praticando assim, seu exercício de cidadão.

Referências

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CUNHA JR., Henrique. A História Africana e os Elementos Básicos Para o Seu Ensino. In: Ivan Costa Lima; Jeruse Romão. Negros e o Currículo. Florianópolis: Núcleo de Estudos Negros/NEN. Serie Pensamento Negro em Educação. Número 2. 1997.

CUNHA JR., Henrique.Africanidade, Afro-descendência e Educação. Fortaleza: Educação em Debate. Ano 23, Vol. 2, número 42, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.