Introdução: Em plena era de diversas inovações tecnológicas em todos os seguimentos da sociedade, se faz necessário, então, a utilização de alguns recursos tecnológicos como instrumentos que auxiliem o professor no no processo de ensino-aprendizagem, pois é evidente a necessidade de se trabalhar com esses meios tecnológicos, presentes no cotidiano dos alunos. A partir dos projetos desenvolvidos no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto "História, Ensino e Valores", utilizamos essas novas linguagens, auxiliando os professores de História da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Felipe, na busca por materiais audiovisuais, como filmes e documentários que abordassem os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelos professores, visando, desta forma, produzir conhecimentos, trabalhando com as experiências e emoções dos alunos e abordando as diferentes linguagens. Objetivos: Inserir os recursos audiovisuais nas aulas de História como ferramentas pedagógicas que auxiliam os professores no processo de ensino-aprendizagem e desenvolver nos alunos a capacidade crítica e reflexiva através do contato dos mesmos com as diferentes linguagens: visual, falada, escrita e musical. Procedimentos Metodológicos: Projeção de Filmes e Documentários previamente selecionados pelos bolsistas, onde os mesmos socializaram com os alunos os conteúdos historiográficos presentes nos vídeos ligados aos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula. Realização de discussões sobre alguns elementos presentes nos audiovisuais, como os traços mais significativos, vestuários e períodos históricos. Resultados: Interação do público discente com a dinâmica proposta, de modo que, a partir da aproximação dos mesmos com os audiovisuais, puderam ser geradas análises críticas a cerca do período histórico retratado no filme e os conteúdos estudados em sala. Desenvolvimento das habilidades que trabalham as diferentes formas de linguagens: falada, visual, musical e escrita. Maior participação dos alunos e prática reflexiva. Conclusões: Trabalhar com os alunos sob o auxílio dos recursos audiovisuais e tecnológicos foi de suma importância, pois foi uma forma de despertar o interesse dos mesmos para a prática crítica e reflexiva sobre a disciplina História e um método que os motivou a uma maior interação e reflexão dos períodos e conceitos historiográficos estudados.
Referências
KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
NAPOLITANO, M. Como Usar a Tv em Sala de Aula. 1.ed. São Paulo Contexto, 1999.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. 1. ed. São Paulo : Contexto, 2003.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história.2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.