A presente pesquisa almeja trazer discussões em torno das concepções sobre a morte e como este evento natural da vida humana se torna um negócio rentável e lucrativo para empresas funerárias particulares, que passam a cuidar de todo o processo que a envolve. A relevância da pesquisa é de contribuir para uma análise historiográfica acerca do consumo mortuário no Ceará, inicialmente tomando como campo socioespacial o município de Limoeiro do Norte - CE. Pretendemos, ainda, compreender como as empresas funerárias criaram novas formas de estetizar o cenário fúnebre com o objetivo de tornar os planos funerários mais atrativos e de afastar as dimensões da perda e do horror anteriormente associadas ao tema. Também pretendemos analisar o processo de atuação das empresas funerárias no referido município e compreender se essa atuação poderia ter influenciado para possíveis transformações nos atos fúnebres, pós-1989. A pesquisa tem como objeto de análise principalmente, as atividades da casa Funerária Assistência Familiar Anjo da Guarda e do Plano Funerário AFAGU, com atuação na região do Vale do Jaguaribe. Compreendemos que a funerária Anjo da Guarda foi a pioneira em criar uma estratégia que garantisse o crescimento da sua cartela de clientes na região jaguaribana e em Limoeiro do Norte, tais como os planos funerários que beneficiasse o cliente ainda em vida.