A sociedade em que vivemos está marcada pela presença das tecnologias digitais em todos os âmbitos e na escola não poderia ser diferente, pois a maioria delas possuem LIEs (Laboratório de Informática Educativa) e conexão à internet. Partindo dessa realidade é que a disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da FAFIDAM tem como objetivo proporcionar uma prática docente diferenciada ao professor quanto à utilização das tecnologias digitais em sala de aula ao assumir o papel de socializar as tecnologias educacionais e de recriar uma cultura diferenciada em que o conhecimento passa a ser palpável. Esse trabalho teve como objetivo organizar um banco de dados composto por sites e softwares educativos que auxiliarão os professores na prática docente. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa participativa no que resultou em algumas atividades de pesquisa desenvolvidas na disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da FAFIDAM. Tais atividades consistiram das seguintes etapas: pesquisa dos recursos digitais na internet, sendo 15 sites educativos e 10 softwares educativos, pelos alunos matriculados, que somam uma quantidade de 30. Em seguida, na medida em que foram ministrados os conteúdos pertinentes às habilidades da disciplina os alunos avaliaram esses recursos quanto à aprendizagem, tipos de softwares, avaliação ergo-pedagógica e, por último, o desenvolvimento de um plano de aula com no mínimo um dos recursos trabalhados durante a disciplina. Como resultado foi percebido a importância de observar a orientação pedagógica de cada software a ser trabalhado no cotidiano pedagógico como também a formação do banco de dados com média de 300 objetos educacionais catalogados (sites e softwares educacionais) que corroboram para uma didática diferenciada no planejamento e desenvolvimento das aulas pelo professor e inferem no processo de aprendizagem do aluno. Concluímos que o tripé (ensino-extensão-pesquisa) é importante nas disciplinas de graduação da UECE por proporcionar o conhecimento, a discussão e a reflexão sobre a concretude de inovações pedagógicas como a disciplina Informática Educativa que possibilitou uma prática diferenciada na escola que ainda é tão resistente ao uso da Tecnologia ou estão num processo de subutilização da mesma.