A OBRIGATORIEDADE DA QUESTÃO INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A LEI Nº 11.645/2008, RECEPÇÃO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

ELISGARDÊNIA DE OLIVEIRA CHAVES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A partir dos trabalhos publicados nos anais do XXVI Simpósio Nacional de História ANPUH 50 anos, realizado em julho de 2011 na cidade São Paulo, bem como os eventos próprios da área do Ensino de História, especificamente o IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História (ENPEH) - América Latina em Perspectiva: culturas, memórias e saberes - realizado em Florianópolis, no ano de 2011, e o VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História (PEH) - Ensino de História: memórias, sensibilidades e produções de saberes - realizado em Campinas, São Paulo, em julho de 2012, essa comunicação propõe discutir a recepção, possibilidades e desafios sobre a obrigatoriedade da cultura indígena no Ensino Básico com a criação da Lei nº 11.645/2008. É sabido que esses trabalhos não representam o todo do que se pesquisa sobre o ensino de história no Brasil. No entanto, em grande medida, esses anais condensam resultados de pesquisas acadêmicas concluídas ou em andamento realizadas em Programas de Graduação e Pós-Graduação em História e, sobretudo, em Educação. A par das publicações, nos aproximamos, portanto, dos diálogos entre esses dois campos, das produções, olhares, perspectivas, experiências, anseios e desafios dos professores/pesquisadores da área.