O uso de recursos que vão além do quadro e do livro didático (aulas em datashow com o uso do power point, uso da música, uso de filmes e/ou documentários e outros recursos), tem se constituído em grande desafio e em valiosa conquista para os estagiários das disciplinas de Prática Docente I e II do Curso de História da FAFIDAM/UECE. A utilização destes recursos na prática docente tem se mostrado um rico momento das experiências dos estagiários, momentos nos quais há uma maior interação dos mesmos com os estudantes da Educação Básica, gerando situações nas quais se evidencia a melhora na aprendizagem destes. Esta melhora é percebida através dos instrumentos variados de avaliação utilizados pelos estagiários em suas práticas e através da nossa percepção enquanto observadores atentos das dinâmicas de funcionamento da sala de aula. Essas questões pertinentes aos sucessos e dificuldades com o uso desses recursos, são o alvo desta pesquisa, e servem de substrato para elaboração de estratégias pedagógicas para as novas turmas das disciplinas de Prática Docente I e II, Didática do Ensino de História e Oficinas de Instrumentos Didáticos, que consideramos fundamentais para a formação dos licenciados em História. Observados os resultados obtidos até omomento nas práticas docentes, acompanhadas há cinco semestres, desde 2011, já podemos concluir os efeitos positivos que a utilização correta dos recursos citados tem no processo de ensino e aprendizagem, melhorando os resultados práticos e tornando mais próxima e prazerosa a atividade do docente de história.