UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS REFORMAS DE 1° E 2° GRAU DO PERÍODO MILITAR (1964-1985): RESULTADOS E EFEITOS

FRANCIDALVA BENVINDO DE LIMA ALMEIDA

Co-autores: FABIANA DA SILVA GOMES e PRISCILA AZEVEDO DE AMORIM
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Durante o período militar as políticas educacionais passaram a beneficiar o poder econômico. Vários acontecimentos ao longo dos anos marcaram a história da educação Brasileira, um deles foi o Acordo entre o Ministério da Educação e Cultura - MEC e Agency for International Development - USAID, estabelecido durante o período militar, que deu origem a Reforma Universitária e a Reforma de 1° e 2° grau. Tais reformas proporcionaram a desistitucionalização do sistema educacional. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados e efeitos das reformas educacionais ocasionadas a partir dos acordos MEC-USAID, na qual proporcionou a fraguimentação do sistema educacional. Nesse estudo enfatizaremos a reforma de 1° e 2° grau no referido período. O estudo é baseado na análise bibliográfica, dos livros "História da Educação no Brasil" (1987) da autora Otaíza Romanelli e "Historia da Educação" (1989) de Maria Lúcia Aranha, acredita-se que tais autores permitem uma análise crítica e contextualizada das reformas educacionais, desde sua formulação até sua implementação, incluindo seus resultados e efeitos. Os resultados aqui expostos foram obtidos através desse estudo, onde se procurou ainda, identificar os impactos causados por tais reformas. Foi possível detectar os principais efeitos, tais como: fragmentação do ensino, alterações no currículo, o dualismo educacional e o chamado tecnicismo que contribuíram com a lógica capitalista.       

 

palavras chaves:  Período Militar. MEC-USAID. Reforma de 1° e 2° grau.