O ENSINO DE FÍSICA APLICADO AO COTIDIANO DO ALUNO: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA EEFM GOVERNADOR CALS DE OLIVEIRA FILHO.

FRANCIMAGNO DE FREITAS NUNES

Co-autores: FRANCISCO ADALCÉLIO BORGES PIMENTA e JOSÉ ALDI DE LIMA FILHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Quando se estuda Física, principalmente na escola, a idéia que normalmente se tem é que nem tudo que é aprendido realmente tem alguma utilidade prática. No entanto muito do que é visto como idealização de modelos tem grande aplicação em nossa vida, desde as atividades físicas que realizamos até os equipamentos sofisticados utilizados no dia-a-dia. Este estudo busca mostrar a importância da Física no cotidiano do aluno segundo a percepção destes através de pesquisa pedagógica com alunos EEFM Gov. César Cals de Oliveira Filho. Desta forma, pretende-se mostrar por meio de experiências vividas ou conhecidas pelo aluno, que o processo Ensino-Aprendizagem da disciplina de Física das escolas de Ensino Médio contribui significativamente para a eficácia escolar. Para o desenvolvimento deste estudo foram apresentados aos alunos experimentos científicos relacionados ao seu cotidiano. A partir dos dados coletados através dos questionários respondidos pelos alunos e professores das turmas constituintes foi possível verificar uma distorção sobre a real importância e significado da Física para o cidadão em sua realidade social, sendo também apontados alguns possíveis motivos que levaram a esta situação.