AS CONTRIBUIÇÕES DE PITÁGORAS,TALES E HIPÓCRATES

CRYSNARA FERNANDES LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Por volta de 776 a.C. foram realizados os primeiros jogos olímpicos, nesse tempo já se tinha uma literatura grega desenvolvida, marcadas pelas obras de Homero e Hesíodo, no entanto, da matemática grega nada constava. Comparada com as obras literárias era fácil observar que a matemática estava em atraso. Só após dois séculos, ainda que de forma indireta, teve-se indícios da matemática grega.
Foi então durante o sexto século a.C. o aparecimento de duas figuras muitos importante na história da matemática, Tales e Pitágoras, assim com Homero e Hesíodo foram para a literatura esses foram para a matemática, porém a se traçar um paralelo entre eles percebe-se que Hesíodo e Homero fica em destaque principalmente no que se trata de registros de suas obras, o que se sabe de Tales e Pitágoras são fontes reconstruídas na tradição, não muito digna de confiança. Certas frases foram atribuídas a esses homens como "Conhece a ti mesmo" de Tales e "Tudo é número" de Pitágoras, mas nada mais exclusivo.
No entanto, as mais antigas referências gregas á história da matemática, que não sobreviveram, são atribuídas a Tales e Pitágoras um bom número de descobertas definitivas.
Outro matemático chamado Hipócrates por volta do quinto século a.C. também representou uma forte influência nos conhecimentos sobre a matemática básica, Aristóteles afirma que ele escreveu um livro denominado Elementos, onde provavelmente apresentava postulados e teoremas de forma organizada e sistemática. Depois dele, muitos matemáticos seguiram esse sistema em seus escritos; o mais famoso de todos foi Euclides de Alexandria.