A HISTÓRIA DA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA

LUIZ ACÁCIO DA SILVA

Co-autores: LUIZ ACÁCIO DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

     A cidade de Alexandria foi  fundada por Alexandre Magno em 332 a.C.,  mas a  ficou conhecida por causa de sua  Biblioteca  que  foi uma das maiores rede de ensino do mundo antigo,localizada ao norte do Egito,as margens do mar Mediterrâneo. A cidade de Alexandria foi retratada como o farol intelectual do mundo,pois acredita-se que no inicio do século III  Ptolomeu I Sóter criou  a Biblioteca de Alexandria para difundir a cultura grega,era uma instituição de ensino  e pesquisa com professores pagos pelo Estado.

Por ela passaram grandes sábios que através de suas virtudes eternizaram-se no mundo da ciência como Euclides,Eratóstenes,Apolônio de Perga,Hiparco,Arquimedes e muitos outros. Por último a professora Hipácia a bela luz da sabedoria grega clássica,a mártir da ciência.

   Todo o conhecimento do mundo antigo já esteve abrigado nas estantes das prateleiras desta biblioteca que era a cidade da conciência humana,foi lá que o intelectualismo do mundo antigo teve seu espaço,neste pequeno cosmo se estudava tudo, matemática,física,astrologia,filosofia, a ciência como um todo.

Essa entidade de ensino resistiu ataques no período de Cleópata e do Império Romano em 48 d.C.por Julio Cezar. E no inicio do século V dC. sofre um grande ataque  por fanáticos do movimento crescente do cristianismo liderados por Cirilo, bispo da Santa Igreja Católica Romana.

O terceiro  foi em 640 d.C.,os arabes por ordem do Califa Omar,queimaram os livros que sobraram da era cristã romana.Somente os trabalhos de Aritósteles teriam sido poupados.