GUARDIÕES DA ARTE RUPESTRE EM QUIXADÁ: PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

ANTONIO VITAL ALVES DA SILVA

Co-autores: FERNANDA ALANNA MACHADO CAVALCANTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Neste trabalho iremos abordar alguns aspectos do Projeto de Extensão: "GUARDIÕES DO SER(TÃO) ANTIGO: ARTE RUPESTRE E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ". Ressalta-se que os estudos estão na fase inicial e, mesmo antes da elaboração do projeto, visitamos sítios de arte rupestre no município de Quixadá, na intenção de documentá-los e levantarmos subsídios para propormos uma ação voltada para a preservação dos mesmos.
Consideramos que medidas eficazes de preservação patrimonial não podem se pautar apenas em iniciativas de organismos públicos, faz-se necessário a participação ativa e efetiva da população mais imediatamente detentora, ou melhor esclarecendo, guardiã dos acervos patrimoniais. Movidos por esta expectativa, propomos realizar estudos e ações, com a participação de populações que residem nas adjacências de sítios arqueológicos de arte rupestre, onde serão enfocados, principalmente, os processos destrutivos que acometem esses contextos arqueológicos.
No marco dos estudos até o momento realizados, iremos apresentar indícios de intemperismo que acometem os painéis de arte rupestre e a didática de trabalho que iremos desenvolver com os habitantes locais.