O CINEMA E O ÍNDIO: REPRESENTAÇÕES DE POVOS AUTÓCTONES ESTADUNIDENSE PELA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA HOLLYWOODIANA (1939 A 2002)

ELMO MAYKO RODRIGUES DA SILVA

Co-autores: FRANCISCO NONATO FRAGA JÚNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A presente pesquisa foi resultado de um trabalho apresentado na disciplina de América II, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), realizada em abril de 2012, onde analisamos os filmes "A Lei do Bravo", "Ao Rufar dos Tambores", "Códigos de Guerra", "Crepúsculo de uma Raça", "Dança com Lobos" e "Último dos Moicanos", produzidos entre as décadas de 1930 e 2000. Através do exame dos filmes e a análise de artigos produzidos por especialistas em cinema, pretendemos apresentar as distintas representações sobre grupos nativos dos Estados Unidos. Portanto, na pesquisa aqui em tela destacamos as diferentes abordagens que foram apresentadas sobre os índios. Na análise sequencial dos filmes aqui destacados (por ordem de produção), notamos que o "índio ingênuo", "selvagem", "inculto" foi substituído por enfoques que destacavam valores e aspectos culturais dos índios, razão para se destacar o que foi classificado por Nunes (2008), como a reabilitação da imagem do índio no cinema americano.