ENSINANDO HISTÓRIA DO CEARÁ: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, CONTEÚDOS TRABALHADOS E SUGESTÕES DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

GLAUCIANE MAGALHAES DO O

Co-autores: GLAUCEANE MAGALHÃES DO Ó, ELIELMA RODRIGUES DA SILVA e ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido na FECLESC/UECE denominado "O ensino de História do Ceará na educação básica através do livro didático e outros recursos: memórias de experiências vividas por professores de escolas públicas municipais de Quixadá". Para desenvolver essa pesquisa fizemos a análise das fontes bibliográficas e documentais referentes ao livro didático, realizamos entrevistas com os professores polivalentes do Ensino Fundamental I, do município de Quixadá. Pretendemos com esta pesquisa compreender as relações que os professores do Ensino Fundamental I da Sede e dos distritos mantém com o ensino de  História do Ceará, bem como suas experiências e memórias no exercício de suas tarefas. Percebendo as dificuldades, as contradições e a importância do ensino de História do Ceará na formação da identidade do aluno como sujeito histórico.