Muito se discute acerca do conceito de leitura, sua função e os benefícios que esta opera. Dessa forma, objetivamos traçar um percurso crítico da leitura, desde a invenção do livro até os dias atuais, mostrando as evoluções desta ao longo do tempo; considerando a maneira de ler, a forma do livro e a relação autor-texto-leitor, bem como os tipos de leitura apontados por Martins (1990). A leitura é vista como algo prático, presente no cotidiano, inerente ao homem, pois o contato com ela possibilita compreender o mundo e as palavras de modo mais amplo. Observa-se também as razões para ler, porque lemos e para que, além de mencionar o que contribui no entendimento da mensagem do texto e o processo comunicativo realizado quando o ato de ler se concretiza, no momento em que leitor e autor interagem. Assim sendo, ao longo do nosso trabalho, são apontadas algumas questões relacionadas aos objetivos pedagógicos da leitura e competências esperadas pelo seu exercício; a quem compete desenvolver o apreço pelo ato de ler, como surge o gosto pela leitura e a função da escola na formação de leitores. Portanto, este trabalho objetiva fazer um breve histórico da leitura, discorrendo sobre alguns conceitos referentes a mesma, assim como seus benefícios. Como referencial teórico ao trabalho em questão, utilizaremos as seguintes obras: Uma história da leitura (1998) de Alberto Manguel; O que é leitura (1990), de Maria Helena Martins; A importância do ato de ler (2001), de Paulo freire e A arte de ler (2009), de Émile Faguet.