AS INTERCONEXÕES DA MEMÓRIA COM A ESCRITA

CINTYA CHAVES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

As interconexões da Memória com a Escrita

 

Cintya Chaves*

cintyachaves@bol.com.br

RESUMO:

 

Entre a palavra planejada e a palavra espontânea, atualmente há uma prevalência pela planejada. Mas o que se quer dizer com as noções, palavra planejada e espontânea? Cada vez mais, a escrita mediatiza a forma dos indivíduos se expressarem; até nas atividades em que a oralidade predominaria, como por exemplo, em mesas redondas e conferências, a cultura de se escrever e consequentemente ler acerca do que será discutido, partindo-se do pressuposto que tal forma é mais inteligível ao ouvinte, é a que se aplica. É certo que as articulações mnemônicas quanto ao saber, são cada vez mais mediadas pelo o papel, tendo-se a possibilidade de se editar e reeditar os vocabulários considerados inadequados, pelos termos mais pertinentes. A palavra do locutor, do individuo considerado como o bom orador, é interceptada pela escrita. Nesse sentido, algumas problemáticas podem ser pensadas e pontos da reflexão histórica. Dentre as múltiplas possiblidades elegeu-se aqui pensar como os grupos políticos de Limoeiro do Norte, interior do Ceará, se relacionam através de suas produções escritas? Quais as intenções de se escrever um livro que sistematize suas experiências de vida? Para isto, selecionou-se um livro de memória, categoria entendida aqui como, aquele que apresenta os fatos almejando uma uniformização dos mesmos, uma estabilidade e ou personificação destes em relação ao passado, buscando disciplinar de forma singular e homogênea a pluralidade de interpretações possíveis, tanto dos olhares do presente como do devir. A obra escolhida foi Judite- Centenário de nascimento 1906- 2006. A escolha pela mesma deve-se ao fato dela está entre o corpus documental do trabalho de dissertação, intitulado: Elites Políticas limoeirenses: Estratégias e Discursos para novos espaços de atuação e poder, sendo, portanto, considerada como a mais simbólica para se refletir a respeito da questão proposta.      

 

 

 


* Mestranda em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará, integrando a linha de pesquisa, Memória, Oralidade e Cultura Escrita. Bolsista CAPES.