EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HISTÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS.
diegoestevam@yahoo.com.br
Arthur Soffiati em seu artigo de 1988 já apontava para uma questão pertinente: a total ausência nos livros didáticos de História de textos que dialogassem com assuntos relacionados ao homem com a natureza. Poucos mais de duas décadas depois a realidade não parece muito diferente. Mesmo com a notável preocupação por parte do Estado em promover ações que incentivem a educação ambiental nos manuais de ensino e mesmo dentro da escola, tais como os temas transversais presentes nos PCNs e o documento Parâmetros em ação - Meio Ambiente na escola, a situação parece pouco ter mudado. Neste sentido, o presente trabalho vem com objetivo de analisar e propor uma reflexão acerca de como os manuais didáticos vem tratando a questão homem-natureza como parte integrante de seu conteúdo, buscando responder a seguinte problemática: qual a concepção de Educação Ambiental presente neste livros didáticos atualmente? Sem perder de vista o propósito do ensino, parto de pressupostos teóricos da História Ambiental para o melhor entendimento destas possíveis relações entre natureza e cultura nesses materiais.