A ORALIDADE COMO FONTE: IMPRESSÕES - DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO CEARÁ NA VISÃO DO EX-COMBATENTE ANTÔNIO ALEXANDRINO (1944 - 1945)

ARIANE REBOUÇAS ARAUJO

Co-autores: ALBERTINA PAIVA BARBOSA e DANIELLE ALMEIDA LOPES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o acontecimento da segunda guerra mundial no ceará sob a perspectiva do ex- combatente Antônio Alexandrino Correia Lima. A Grande Guerra foi um episódio na História Mundial que marcou profundamente o século XX em diversos países e também no Brasil. Em nosso território, mais precisamente o Ceará, tivemos soldados que foram chamados para o combate em terras italianas, esses em meio a tantas dificuldades conseguiram vencer e contribuir para a vitória dos chamados Aliados.

Tendo-se como embasamento a metodologia da história oral, foi utilizado como fonte primordial o relato do entrevistado, bem como, outras fontes referentes à época como o Jornal O Unitário a fim de um confronto com as fontes. As análises das fontes buscam reconstruções do passado que apresentam particularidades sobre a temática ora apresentada. Com isso, o trabalho apresentado mostra que um assunto tão explorado como a Segunda Guerra surpreende quanto às análises de tópicos como as intervenções militares, estratégias, estudo das bases, da sociabilidade a época e do espírito de vingança da população de Fortaleza em relação aos constantes ataques sofridos proveniente dos navios enviados pelo eixo a costa das Américas além de outras singularidades referentes ao tema.

Em conclusão, o estudo vem evidenciar às contribuições que o depoimento oral pode fornecer a história para a compreensão da segunda guerra no Ceará, evidenciando a memória como fonte para reconstrução do passado, e buscando através da oralidade impressões particulares sobre esse acontecimento.