AS NOVAS FACES DA IGREJA CATÓLICA: A DIOCESE DEPERCUSSÕES DE LIMOEIRO DO NORTE ANTE AS REFORMAS DO CONCÍLIO DO VATICANO II

OLIVIA BRUNA DE LIMA NUNES

Co-autores: OLÍVIA BRUNA DE LIMA NUNES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Olívia Bruna de Lima Nunes                    oliviabruna22@hotmail.com

Desenvolverei minha pesquisa monográfica tendo como objeto de estudo a recepção do Concílio Vaticano II e como as medidas nele estabelecidas entraram no cotidiano da Igreja de Limoeiro do Norte entre 1962 e 1972 por meio das ações de seu corpo eclesial no período que abrange os anos finais do episcopado de Dom Aureliano e todo o episcopado de Dom Falcão (1967 - 1972).

Com base nisto, analisarei os discursos proferidos pelo clero limoeirense acerca das propostas conciliares, por meio de cartas pastorais e outros escritos presentes no Arquivo da Diocese de Limoeiro do Norte - ADLN referentes à temporalidade por mim delimitada. Além  de fazer um apanhado geral sobre o episcopado do Bispo D. Falcão que esteve da Diocese neste período, verificarei como as medidas propostas no referido Concílio foram tornadas práticas na Igreja local recorrendo à memória de alguns sacerdotes que participaram deste processo. 

Farei, portanto, um estudo acerca da instituição católica de Limoeiro do Norte num contexto de transição, utilizando como referencial o ponto de vista de seus representantes eclesiásticos.