COTIDIANO ESCOLAR E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO CEARÁ: DESAFIOS, DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES QUIXADAENSES.

GEYSKA BRITO DE ALMEIDA

Co-autores: LUCIANA MARIA PIMENTEL FERNANDES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo


RESUMO:

 

O presente artigo faz parte das atividades finais do projeto de pesquisa desenvolvido na FECLESC/UECE denominado "O ensino de História do Ceará na educação básica através do livro didático e outros recursos: memórias de experiências vividas por professores de escolas públicas municipais de Quixadá", que se encontra numa fase de conclusão e de análise do material colhido, que são entrevistas semi-estruturadas realizadas em quatorze escolas do município a fim de produzir-se ao final da pesquisa um documentário sobre a realidade do trabalho dos professores com o Livro Didático de História do Ceará, bem como os desafios e dificuldades enfrentados pelos mesmos na realização do seu trabalho diário. Busca-se compreender as relações que os professores polivalentes do ensino fundamental I da sede e dos dez distritos do município de Quixadá mantêm com a História do Ceará, bem como suas experiências e memórias no exercício de tal trabalho, que através das perguntas que foram feitas e do desenrolar de cada entrevista, possibilitaram conhecer melhor como aquele (a) professor (a) trabalha a História do Ceará através do livro distribuído pelo MEC, e se o uso do material didático coaduna-se com alguma metodologia alternativa que facilite o aprendizado dos alunos. Os diferentes professores entrevistados falaram de suas experiências em sala de aula como elementos de grande importância para a execução do trabalho de educar.  Ouvimos sugestões, criticas, e o mais importante, nós pudemos perceber em cada profissional um grande desafio que é o de ensinar História do Ceará e principalmente a História Local, mas mesmo com todas as limitações, distâncias, carências, entendemos por meio desses professores que lecionar é muito mais que estar  a frente de uma turma de alunos.