Vilarin Barbosa Barros
E-mail: vilarinbarros@yahoo.com.br
Olhar para um passado recente extremante marcado por agoras, recordar e refletir sobre nossas práticas pedagógicas, pensar nossas experiências em sala de aula - não é mesmo uma tarefa simples, mas, pode nos ajudar a repensar os caminhos trilhados e as veredas as quais ainda podem ser construídas com nossas práticas docentes. Nesse sentido, pensamos por meio deste trabalho socializar atividades desenvolvidas na Universidade Estadual do Piauí com professores da educação básica dos Municípios de Uruçuí - PI e Benedito Leite - MA no ano de 2012. Temos como fonte os registros escritos dos referidos educadores produzidos nas Disciplinas de Prática Pedagógica Interdisciplinar I e II (Curso de História em Licenciatura Plena - UESPI). Mas, a quais ferramentas podemos recorrer para pensarmos nosso objeto de estudo? O que a análise dos dossiês elaborados pelos professores da Educação Básica pode contribuir para o debate sobre a pesquisa e o ensino de história? O registro sistematizado das experiências de práticas docentes torna-se fundamental para se pensar memórias da escola e do ensino história; possibilitando a constante elaboração de práticas pedagógicas pautadas em uma perspectiva investigativa mediada por professores reflexivos.