Dado contexto da Pandemia da Covid-19, muitos candidatos do ENEM percebem-no como uma possibilidade de sua utilização da prova de Redação do Exame. Uma vez que o vírus disseminou-se a nível mundial, todas as esferas da sociedade encontraram-se atingidas: economia, educação, política, cultura e, principalmente, saúde; a temática em questão cai como uma luva para aqueles que buscam um respaldo histórico que situe ou sirva de plano de fundo dos próprios argumentos. Tendo em vista esse cenário, nos perguntamos: como a alusão histórica, a partir do recorte da Pandemia do novo coronavírus, contribui para o indício de autoria no texto dissertativo-argumentativo? Este estudo pretende estabelecer relações entre a utilização da alusão histórica e a obrigatoriedade de indícios de autoria estabelecida pelo INEP. Para tanto, busca-se identificar, na literatura vigente, conceitos, análises de usos e propostas de utilização de alusões históricas aliados à propostas que apresentem indício de autoria. O aporte teórico é pautado em autores como KOCH (1984; 2016); ELIAS (2016; 2017); BRASIL (2012; 2018; 2019; 2020; 2021); POSSENTI (2017), dentre outros. Dados os procedimentos abordados, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, uma vez que busca-se discutir acerca de uma temática já difundida. A busca por material a torna, em grande parte, bibliográfica, aliada a uma análise comparativa. Como resultados, uma vez que o estudo encontra-se em desenvolvimento, espera-se perceber formas de utilização da alusão histórica que possam contribuir para a presença de indício de autoria no texto dissertativo-argumentativo no modelo ENEM.