FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DO CONTEXTO EDUCACIONAL DA COVID -19: UM CONVITE À SENSIBILIZAÇÃO E REFLEXÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO 5º ANO

TIAGO DA SILVA BEZERRA

Co-autores: TIAGO DA SILVA BEZERRA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

De modo geral, a educação escolar formal foi alterada em detrimento ao contexto da Covid -19 e o pedagogo que leciona o componente curricular História para os anos iniciais do ensino fundamental necessitou desenvolver outras competências profissionais.
Nesse sentido, as metodologias de ensino levaram em conta o uso do Google Meet. Em se tratando disto, por meio do uso dos recursos disponíveis nele, foi preciso a compreensão de que o processo de ensino-aprendizagem considerou não apenas os conteúdos escolares do componente curricular História, mas também a interação, ritmos de aprendizagem dos alunos, entre outros aspectos de caráter didático e pedagógico.
Este estudo científico é justificado devido ao fato de que no biênio (2020-2021) não foi percebido nas aulas da disciplina em discussão a questão da reflexão sobre os conteúdos que abordavam temáticas relacionadas ao negro. Além disso, não foi considerado no desenvolvimento das aulas lecionadas no 5º ano da Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos aspectos que se interligavam a realidade dos alunos, como por exemplo, eixos temáticos que relacionavam a pobreza ao contexto pandêmico, como também ao fato de que o Brasil se constituiu do ponto de vista sociocultural numa nação que apresenta diversificadas disparidades que se materializam na desigualdade social.
Quanto ao objetivo geral consistiu em refletir sobre as práticas pedagógicas do componente curricular História. Nesse sentido, o estudo científico levou em consideração dois objetivos específicos. Em se tratando disto, o primeiro deles era compreender as práticas pedagógicas que eram desenvolvidas durante o biênio (2020-2021), como também refletir sobre o uso da ferramenta digital Google Meet no processo de formação inicial e continuada de pedagogos.
Quanto ao aporte teórico e suas discussões considerou as reflexões da Base Nacional Comum Curricular (2017, p. 8) no tocante as competências que o aluno que está cursando o 5º ano do ensino fundamental. Além disso, foi considerado Freire (1996, p. 31) quando reflete sobre a criticidade no processo de formação inicial e continuada de pedagogos. Nesse sentido, deve considerar não somente os conteúdos escolares e seu desenvolvimento por meio de metodologias de ensino que consideram o aluno centro do processo de ensino-aprendizagem, mas também a sua concretização numa realidade específica, como por exemplo, a realidade sociocultural na qual a Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos está situada que neste caso, a sua realidade é materializada por meio de um contexto no qual predominam diversos problemas de ordem social.
Pode ser acrescentado ainda que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN) n/º 9.394/96 no que concerne aos Artigos 26 no que diz respeito a alínea 4, o Artigo 32 em se tratando da alínea 4 e o Artigo 39 no que se refere a segunda alínea, Inciso I. Em termos concretos, os referidos Artigos tratam de aspectos relacionados à formação do povo brasileiro. Esta formação se constitui a partir das culturas e etnias que constituíram a nação brasileira. Nesse sentido, estas culturas e etnias são provenientes do negro, índio, como também das nações europeias, em especial Portugal.
Além disso, trata do ensino fundamental que deve ser presencial. Dentro desta perspectiva, o ensino a distância somente deve ocorrer em situações de caráter emergencial, conforme a realidade educacional em vigor. Concretamente, está relacionada ao contexto pandêmico da Covid -19. Outro dado de suma relevância se refere ao fato de que ele deve ser voltado para complementar os estudos.
Pode ser salientado que, a formação inicial e continuada de pedagogos (as) deve considerar a realidade que vigora por meio da utilização do Google Meet no processo de ensino-aprendizagem no qual leva em consideração a tríade relação entre ensino, aprendizagem e tecnologia no contexto educacional remoto.
Quanto ás Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) ao se tratar do Artigo 4, Inciso I no qual prescreve acerca de quatro aspectos que são essenciais no processo de inclusão dos discentes. Nesta situação, estes aspectos são: acesso, permanência, inclusão e sucesso no âmbito escolar, tendo em vista o contexto da Covid -19 que em linhas gerais, mostrou as fragilidades que a educação escolar pública apresenta e que se agravou devido a falta de planejamento e melhorias nas políticas educacionais.
Vale salientar acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) no que concerne ao Artigo 3, alínea 3 na qual aborda sobre o "O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil." (DCNERER, 2004, Art, 3, Inciso 3). Neste caso o estudo trata apenas do ensino da Historia do Brasil. Em termos concretos, somente foram planejadas e desenvolvidas somente aulas que tratavam de aspectos culturais da cultura negra e datas comemorativas, relacionadas ao que está sendo discutido. Dentro desta perspectiva, foi desconsiderado a valorização da cultura afro-brasileira e seus impactos na formação de cidadãos críticos e responsáveis.
A metodologia foi descritiva com análise documental. Nesse sentido, considerou as atividades desenvolvias nos anos 2020-2021. Diante do exposto, as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto no estudo científico realizado, consideraram somente a questão cultural e datas comemorativas relacionadas ao negro. As atividades se restringiam apenas a mera descrição dos aspectos culturais no que se refere às comidas típicas, vocabulário, entre outros aspectos; como também as datas comemorativas não faziam associação com a perpetuação do preconceito racial que predomina nas relações interpessoais no âmbito social.
Convém lembrar que, o uso da ferramenta tecnológica em discussão cuja aplicabilidade se associa a formação de docentes da educação básica e seus impactos na aprendizagem significativa. Nessa situação, os conteúdos abordados poderiam ser ressignificados porque levaria em conta o aluno centro o processo de ensino-aprendizagem. Em termos concretos, as atividades sobre os aspectos culturais e datas comemorativas poderiam ser incorporados ao fazer pedagógico que consideraria a realidade extraescolar destes alunos diante do novo paradigma educacional vigente.
Quanto aos resultados foram percebidos que as práticas pedagógicas eram muito superficiais porque se limitavam a aspectos teóricos no ensino de História que poderiam ser ampliados no processo de ensino-aprendizagem destes alunos. Esta ampliação poderia considerar a questão curricular que considera a diversidade étnico-racial de modo abrangente e multifacetado.
Esta abrangência e múltiplos olhares no âmbito escolar se associavam a problemáticas que a Comunidade Passo da Pátria enfrenta cotidianamente, uma vez que ela apresenta variados problemas de caráter social. Nessa situação, a Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos está situada nesta região periférica e poderia articular a questão da escravidão no Brasil e as problemáticas enfrentadas por estes alunos fora do contexto extraescolar.
Convém lembrar que, a partir desta dupla articulação poderiam ser pensados em projetos de extensão para a formação inicial e continuada de pedagogos (as). Em termos concretos, poderia ser planejado, desenvolvido, avaliado e aperfeiçoado projetos destinados a considerar estas demandas educacionais.
Poderiam ser considerados a questão das datas comemorativas e seus impactos na sociedade. Para exemplificar concretamente, o Dia da Consciência Negra e o respeito à diversidade de caráter racial e seus desafios na formação docente tanto no ingresso do ensino superior quanto a sua formação permanente.
Pode ser acrescentado que, a História do Brasil, especificadamente destinado ao negro na constituição da sociedade brasileira deveria ser mais estudada no âmbito escolar e não apenas em períodos específicos, pois era necessário valorizar os saberes provenientes deste grupo social que ainda traz resquícios de preconceito na atualidade e que precisam ser planejadas práticas pedagógicas de caráter inclusivo na instituição escolar, tendo em vista que é de suma relevância o estudo de temas que articulam o negro e seus impactos na formação de professores da educação básica e do ensino superior.
A partir do estudo científico realizado ficou concluído que ainda é preciso não somente abordar a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, mas também que o professor enquanto formador de leitores para a sociedade que apresenta diversificados gêneros textuais, tenha senso crítico e não apenas o estudo de conteúdos para a formação intelectual destes profissionais em exercício no magistério da educação básica.
Nesse contexto, a temática em discussão é um desafio cotidiano porque ser professor se constitui numa constante reflexão acerca das metodologias de ensino que estão em desenvolvimento na escola. Para ajudar nesta reflexão, a primeira a ser considerada é que o aluno necessita ser considerado centro do processo de ensino-aprendizagem.
Ao tratar deste primeiro aspecto devem ser refletidas se os conhecimentos prévios dos alunos são valorizados pelo professor e se eles fornecem subsídios teóricos e práticos para a elaboração de temas que podem ser estudados na instituição escolar.
Além disso, o professor necessita ter sensibilidade e refletir sobre o respeito ao ritmo de aprendizagem dos estudantes, pois cada um deles tem suas múltiplas inteligências que devem ser respeitadas. Dentro desta perspectiva, ele deve compreender que existem alunos com raciocínios mais rápidos do que outros e não significa afirmar que são desinteressados e desmotivados.
Pode ser acrescentado que, o uso de tecnologias para o ensino de História é outro ponto a ser abordado porque necessita aliar conhecimentos organizados e sistematizados com o Google Meet, por exemplo, diante deste contexto educacional em que as aulas inicialmente eram voltadas para o ensino remoto, como também o ensino híbrido e o retorno gradual do ensino presencial. São questões muito pertinentes e relevantes que foram concluídas e que podem ser adaptadas a cada realidade educacional, tendo em vista que o Brasil apresenta diversificadas questões de caráter educacional, cultural, histórico, geográfico, entre outros.