UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL - FECLESC
TÍTULO: CIÊNCIA, RAÇA E CULTURA POPULAR EM SÍLVIO ROMERO
Maria Valéria Alves de Sousa
Esta pesquisa pretende analisar a ciência e a raça, como também, suas apropriações na segunda metade do século XIX no Brasil, outrossim, observar a introdução das teorias cientificistas e racialistas do período, sob o olhar crítico e polêmico de Sílvio Romero ante essas importações de ideias, fatos que, contribuíram para sua reflexão e compreensão da cultura popular brasileira, assim, articulado a um projeto político nacional. Considerando o período histórico conturbado, se fazia emergente no país ordenar a sociedade, através das forças políticas, econômicas, culturais e raciais, em suma, a respeito deste último, é importante entendermos de que modo, Sílvio Romero aborda o fenômeno da mestiçagem no Brasil, bem como, conhecer como os conceitos de povo, raça e cultura popular estão interligados para favorecer uma consciência de nação. Todavia o objetivo principal deste trabalho, é conhecer a trajetória do intelectual, e o momento em que escreveu suas obras mais relevantes para a época, por este caminho, realçando a sua personalidade enquanto polemista e folclorista, sendo o folclore uma ferramenta utilizada por Romero, afim de viabilizar um estudo científico da cultura popular, ante o despontar de uma necessária identificação da identidade originalmente nacional, tal como, a superação da diversidade étnico-racial indesejada do país e da presença do elemento novo, o mestiço.
Palavras - chave: Ciência. Raça. Nacionalidade. Cultura popular. Sílvio Romero.
Referências Bibliográficas:
ALENCAR, Manoel Carlos Fonseca de. Apontamentos para um estudo de emergência do conceito de folclore no pensamento social brasileiro o caso de Sílvio Romero. In: JÚNIOR, Antonio Gasparetto., BÔSCARO, Ana Paula Dutra. (org.). História: Espaço fecundo para diálogos 2. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2020. p. 321-328.
MATOS, Cláudia Neiva. A poesia popular nas repúblicas das letras. Silvio Romero folclorista. Editora UFRJ. Rio de janeiro 1994.
MURARI, Luciana. Natureza e cultura no Brasil (1870-1922). São Paulo: Alameda, 2009.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 2ª edição. São Paulo: Brasiliense S.A, 1986. Capítulo I: Memória coletiva e sincretismo científico: as teorias raciais do século XIX. (pág. 13-35).
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Cia das Letras, 2001.
VENTURA, Roberto. Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, 1870-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.