Educação nos Terreiros de Religião de Matriz Africana - Narrativas Pedagógicas a partir da Lei 10.639/2003
Olga Suely Teixeira
Fábio Rhouvan F. Cortez
RESUMO: No ano de 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi alterada pela determinação de que as escolas estavam, a partir dali, obrigadas a inserir em seus currículos a História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. A Lei 10.639 era o instrumento legal que orientava o único conteúdo obrigatório na educação brasileira até aquele ano. Passadas quase duas décadas, o cumprimento da lei ainda é motivo de angústia para a comunidade docente. Nesse cenário, há a necessidade de compartilharmos as experiências nesse campo de atuação como forma de realizar um trabalho sólido e consistente no que se refere a ensinar sobre a África, os africanos e os afro-brasileiros e, sendo assim, o objetivo dessa comunicação é compartilhar um projeto didático em desenvolvimento com a turma do Sétimo Ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Natal/RN.
O trabalho abriga várias metodologias e tem como aporte teórico a legislação educacional brasileira e a Constituição Federal de 1988. A escolha do tema se deu pelo interesse em transformar - pelo conhecimento - a percepção do espaço denominado Terreiro e destinado aos cultos de religiões de matriz africana como "lugar do mal". O Terreiro está sendo apresentado aos alunos e alunas como espaço de manutenção, compartilhamento e construção de saberes. O projeto deverá ser concluído no início de dezembro, porém já nos primeiros momentos, constatamos resultados positivos, uma vez que despertou a curiosidade da turma e todas as atividades têm sido desenvolvidas com bastante satisfação.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura Afro-brasileira. Religiosidades. Educação Antirracista.