O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

ALLAN JONHNATHA SAMPAIO DE PAULA

Co-autores: ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA, MÁRVIA MOREIRA DO NASCIMENTO e ALLAN JONHNATHA SAMPAIO DE PAULA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Nesta pesquisa de iniciação científica, nosso objeto de investigação é o livro didático, compreendendo-o como documento e objeto cultural, como bem afirma Circe Bittencourt. Visamos analisar como é trabalhado o Livro Didático de História no cotidiano escolar do Ensino Médio. Tivemos como campo de investigação três escolas públicas estaduais localizadas em três municípios do Sertão Central do Ceará: Liceu de Banabuiú, Liceu de Quixeramobim e Escola Estadual de Choró. Partimos dos seguintes pensamentos: a abordagem historiográfica e metodológica que permeia os livros didáticos aprovados no Guia do Programa Nacional do Livro Didático, a forma que esses livros didáticos de História são explorado na sala de aula pelos professores e alunos, o lugar que o livro didático de História ocupa no Ensino de História na sala de aula. Investigamos os documentos oficiais sobre o Ensino Médio, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares para Educação Básica, o Guia de Livros Didáticos do PNLD/Ensino Médio, além dos próprios livros didáticos de História adotados nas escolas pesquisadas. Fizemos uso da técnica da investigação etnográfica, através da observação direta, em que passamos três meses (de setembro a novembro de 2017) em cada escola acompanhando as aulas em uma turma de cada ano do Ensino Médio. Reafirmamos a necessidade do registro e análise da história ensinada para melhor compreendermos o espaço socioeducacional cearense a partir do vivido no cotidiano escolar.