O PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CHORÓ-CE.

ANTONIO JEOVANE SOUSA SARAIVA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida enquanto trabalho de conclusão de curso - TCC (2009), no curso de licenciatura plena em história, e que temos dado continuidade na pesquisa atualmente no mestrado. Seu objetivo principal é analisar o Patrimônio Cultural enquanto elemento eficaz de aprendizagem histórica. Deste modo, buscaremos identificar o olhar dos alunos, envolvidos na pesquisa, sobre o patrimônio cultural local . Ao mesmo tempo, temos a pretensão de investigar em que medida o trabalho centrado no patrimônio cultural possibilita a compreensão e a problematização da realidade na qual os sujeitos estão inseridos, ou seja, a construção de conhecimento crítico sobre a trajetória histórica local. A pesquisa terá como sujeitos uma representação de alunos das turmas dos 3º anos do ensino médio do Município de Choró. Para fins deste estudo, utilizaremos os seguintes passos metodológiocos: pesquisa bibliográfica, realização de rodas de conversa, aula de campo e produção de desenhos e frases sobre o conceito de patrimônio na percepção dos alunos. As fontes da pesquisa a serem analisadas serão as transcrições das rodas de conversa, os desenhos e as frases construídas. Por fim, com o intuito de melhor situar este trabalho no debate historiográfico, em especial sobre os temas patrimônio, educação patrimonial e aprendizagem histórica, dialogaremos com Fonseca (2003), Fernandes (2005), Bittencourt (2004), Araripe (2001), Caimi (2010) Horta (1991) e Cainelli (2010).