Título: A música como ferramenta didática no ensino de história da Guerra Fria
Maria Valéria Alves de Sousa¹
Karoline Stefane Oliveira Gervázio²
Coautor: Tácito Thadeu Leite Rolim
A música configura-se como um ato de expressão do ser humano, realizando-se por meio de sons e linguagens estabelecidas por indivíduos de uma determinada sociedade. Pretende-se propor com este trabalho a utilização da música como ferramenta didática, para ampliar e aperfeiçoar o ensino, buscando melhorar o aprendizado do aluno com a relação ao contexto histórico e social em que se deu a Guerra Fria. Por ser uma linguagem que se faz presente no cotidiano das pessoas a música incentiva a imaginação, sensibilidade, criatividade e senso crítico, construindo no processo de desenvolvimento humano. O uso desta ferramenta pedagógica no ensino de história da Guerra Fria visa fazer com que os alunos sejam instigados a ouvir e analisar as letras das músicas para obterem uma melhor compreensão daquele período conturbado e multifacetado da história mundial. Todavia, o objetivo deste trabalho é tornar a música um recurso didático efetivo de forma interdisciplinar para um melhor entendimento direcionado a Guerra Fria, percebendo suas conjunturas culturais, econômicas e políticas.
Palavras Chaves: Guerra Fria, Música, Ensino de História
Referências Bibliográficas: MacMahon, Robert. Guerra Fria. Primeira edição na coleção L&PM POCKET: julho de 2012. (Tradução de Rosaura Eichenberg - Porto Alegre, RS:L&PM, 2012).MOREIRA, A, C.; SANTOS, H.; COELHO, I, S.A MÚSICA NA SALA DE AULA - A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO. In: UNISANTA Humanitas - p.41-61; Vol. 3 n°1, (2014)FREITAS, V, M, O.;PETERSEN, G, T. MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA. In: REVISTA DI@LOGOS ISSN 2316-4034 - p 32-50; Volume 4 n° 4 (2015)