SABERE DOCENTE E OS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA DE BANABUIÚ - 2017
Leda Maria Ribeiro Machado (e-mail: leda.ce@hotmail.com)
A pesquisa aqui exposta estuda "Os Saberes Docentes e o Ensino de História nas escolas públicas do município de Banabuiú/CE no ano de 2017", investiga como os professores de com diferentes formações mobilizam seus saberes em sua prática pedagógica para atingir seu principal objetivo que é a aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Busca-se aqui saber como estes professores mobilizam os saberes: disciplinar, curricular, pedagógico e da experiência para sua prática nas aulas de História. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar como dois professores de História, com formação distinta mobilizam seus saberes disciplinares, curriculares, pedagógicos e da experiência no exercício do seu ofício. Nos objetivos específicos buscou-se compreender como a formação do professor interfere na aprendizagem do aluno; verificando quais os saberes influenciam na prática do professor em sala de aula e no ensino de História. Os saberes investigados foram da experiência, da disciplina, curricular e pedagógico, que mobilizados constituem a prática docente. Na realização desta pesquisa usamos fontes bibliográfica, teóricos ligados à educação, e estudos dos saberes docentes, também foram realizadas observações nas turmas cenário desta pesquisa durante o segundo semestre de 2017, foram realizadas entrevistas com perguntas estruturadas aos professores de História nas turmas participantes. Em seguida realizou-se a discussão teórica dos sabres docentes, e as análises reflexivas das entrevistas realizadas com os professores. Por fim estabeleço um diálogo com as fontes utilizadas durante pesquisa. Como resultado parcial observou-se que os professores pesquisados utilizam os saberes de diferentes formas tomando um ou outro como apoio para sua prática, e apresento as minhas considerações finais a cerca dos resultados encontrados.
Palavras chaves: Saber docente; Educação; História.