“A RODA DO PROGRESSO”: CONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS SOBRE O ESPAÇO URBANO QUIXADAENSE NA REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ (1887-1964)

FABRICIA DOS SANTOS SOUSA

Co-autores: ASSIS DANIEL GOMES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

"A RODA DO PROGRESSO": CONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS SOBRE O ESPAÇO URBANO QUIXADAENSE NA REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ (1887-1964)

 

Fabricia dos Santos Sousa[1]

Assis Daniel Gomes[2]

 

A presente pesquisa faz parte do projeto "Alegoria do Patrimônio: Natureza, técnica e imagens cruzadas do sertão central cearense" (NATIMA). Neste trabalho, tenciona-se fazer uma primeira reflexão sobre os primeiros passos até então realizados. Para isso, escolheu-se analisar a revista do Instituto Histórico do Ceará. Objetivando trabalhar as construções de imagens sobre o espaço urbano de Quixadá; com isso, buscou-se identificar o tipo de história que foi produzida e propagada sobre ela por esse órgão civil entre 1889 e 1964. Para essa identificação, fez-se a catalogação das revistas dos anos já citados acima e se usou um aparato teórico para analisar essas fontes. Enfim, no mapeamento se encontrou várias descrições dos lugares de sociabilidade, do clima da cidade, da construção de monumentos, das secas e de jazidas de ossos encontradas no município. O clima seco da cidade, por exemplo, é apresentado em uma das revistas como salubre, auxiliador na cura de pessoas com problemas pulmonares, que buscariam a cidade para melhorar a sua saúde. Isso mostra a tentativa de construção de imagens sobre ela por meio das suas características naturais e de atrair os olhares de quem estava de fora para os seus espaços. Colocando-a, assim, imersa na "roda do progresso".  

 

PALAVRAS-CHAVE: Imagens, Quixadá, Progresso.

 


[1] Graduanda em História pela Universidade Estadual do Ceará - FECLESC e bolsista do projeto artístico-cultural "Alegoria do patrimônio: Natureza, técnica e imagens cruzadas do sertão-central cearense". E-mail: fabricia.santos1897@gmail.com.

[2] Orientador e professor substituto do departamento de história da UECE-FECLESC. Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: assis.gomes@uece.br.