SERVIÇO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS DE QUIXADÁ - CE.

JHENIFER ALMEIDA XAVIER

Co-autores: CINTIA PALOMA LOPES LIMA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

As competências socioemocionais apresentam-se como uma nova visão para o desenvolvimento do ser humano e para a construção de uma educação significativa e de qualidade. Este trabalho visa apresentar e discutir as atividades desenvolvidas na primeira parte do Projeto Serviço de Psicologia Educacional, o cuidado consigo,oriundas do estágio na E.E.F. Padre Vicente Gonçalves Albuquerque. O serviço possui três etapas com atividades, participantes e duração distintas. Na primeira, a ênfase socioemocional é no cuidado consigo, onde o público-alvo foram os gestores e professores, dessa forma as atividades propostas estiveram direcionadas para o cuidado de quem cuida, possibilitando que a próxima etapa seja executada com maior êxito. Aprimeira etapa já foi concluída no período de setembro a dezembro. Os resultados finais da primeira fase do projeto são o entendimento de como o projeto funcionará na escola,interação com o núcleo gestor, professores e alunos, a autonomia que a escola proporciona para a atuação das estagiarias, o alivio no sofrimento psíquico dos professores, a confiança dos educadores no sucesso do projeto e o conhecimento sobre a situação da comunidade e da escola inserida nela.