O presente trabalho tem como objetivo infvestigar e refletir sobre as memorias da ditadura civil-militar de 1964 na perspectiva de memórias conflitantes no espaço das relações sociais vigentes no período do regime de ditadura na sociedade brasilleira de 1964 a 1985. baseados no método de análise exposto pelo teórico ivo Tonet em seu livro "método Científico:uma abordagem ontológica, nos pautamos em analisar os processos de construção de memórias que se difladiam em narrativas que se impõem na atual conjuntura como uma batalha que disputa em territórios conflitantes da memória coletiva. Enfim, a ideia expressa nas linhas dessa pesquisa, é procurar desenvolver no educando uma consciência histórica dos fatos passados para que ele compeenda a nossa história e desenvolva uma memória histórico-crítica diante dos eventos que marcaram a sociedade brasileira nos conturbados anos de 1960. Assim, a batalha pela memória se consagra no terreno fértil da história como momentos decisivos na construção de subjetividades esclarecedoras do homem como ser individual e de seu ser político membro ativo em nossa sociedade. Portanto, a historia e amemória caminham lado a lado na perspectiva de construção de consciências histórica e memorável.