Um dos maiores desafios da universidade, especificamente de licenciatura, é possibilitar a aproximação entre a teoria e a prática, sempre tratada como uma dicotomia. Diante disso, consideramos de grande valia as atividades que permitem ao aluno vivenciar experiências nos lócus da sua atuação na escola. Este trabalho consiste em um relato de experiência de uma pesquisa de campo, vivenciada na disciplina de Organização da Educação Básica, do curso de História. A disciplina trouxe como um dos instrumentos de avaliação, a realização de uma pesquisa de campo em uma escola com os níveis de ensino no qual o curso atende. A partir dessa experiência, objetivou-se perceber em que aspectos a teoria e a prática se aproximam e se distanciam. Essa pesquisa foi objetivada e observada os aspectos organizacionais e estruturais de uma escola. Tendo como apoio uma entrevista com o núcleo gestor e com um professor de História. A escola visitada foi a Escola de Ensino Médio Deputado Ubiratan Diniz de Aguiar, localizada na zona urbana do município de Capistrano. Inicialmente, observamos a estrutura da escola, os espaços destinados para o lazer e aprendizagem dos alunos. Após as observações, realizamos uma entrevista com a professora Matilde da disciplina de História, onde inicialmente ela falou sobre sua formação acadêmica e os desafios de ensinar. Relatou-nos sobre sua metodologia de ensino e os preconceitos que ainda há na escola. Quando indagamos sobre os temas que são discutidos atualmente, ela não titubeou e mostrou sua opinião. Falou dos projetos que ela coordena. Em seguida, entrevistamos o coordenador Marcos, conhecido por todos como Marquinhos. Ele começou nos contando como é feita a escolha do (a) diretor (a), depois falou do Projeto Político Pedagógico e do financiamento da escola. Contou-nos dos vários projetos existentes que há na escola. E quando perguntamos sobre os assuntos relacionados a educação, como escola sem partido e a reforma do ensino médio ele foi cauteloso e disse que espera da Crede 08 enviar um posicionamento sobre esses assuntos. Por fim, falou das estatísticas envolvendo os alunos, como a quantidade de alunos e o número de reprovações. A partir dessa experiência, consideramos que, primeiramente, é de grande urgência superarmos o abismo que existe entre universidade e escola. Diante disso, constatamos que só iremos superar esse abismo se proporcionarmos ao estudante de ensino médio e superior um maior conhecimento da atual realidade educacional, buscando superar a dicotomia que há entre a teoria e a prática.