O NTPPS E A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEARÁ

FRANCISCO COSME ALVES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A pesquisa científica é uma área que, muitas vezes, nos remete às universidades, porém, com as novas exigências feitas pelo mercado de trabalho, pelos centros acadêmicos e a sociedade da informação, as escolas encontram-se na posição em que são, praticamente, exigidas a trabalharem a pesquisa pelo viés científico. Nessas perspectivas, muitas são as propostas apresentadas de complemento curricular, disciplinas e até reformas curriculares, o que desencadeia uma série de discussões sobre as necessidades e os impactos da pesquisa cientifica no ensino médio. Falar de pesquisa e produção científica é muito comum nas universidades e em meios acadêmicos, o que muitas vezes acaba tornando esses locais como os principais fornecedores e produtores desse tipo de pesquisa. Já a escola de Educação Básica é tida como um ambiente onde a pesquisa científica praticamente inexiste e parece erguer-se um muro separando as duas modalidades de instituições: básica e superior. A pesquisa científica nunca foi trabalhada de forma a fazer parte da vida acadêmica dos estudantes da Educação Básica. Geralmente usava-se com o propósito de "atividades de casa" e com fontes nas quais os alunos teriam fácil acesso, assim, questões como "pesquise em jornais e revistas..." ou "procure na internet ou outras mídias..." sempre foram muito comuns. Com o advento das novas tecnologias e a necessidade de se incrementar mais da pesquisa científica, as escolas de Ensino Médio estão abordando a pesquisa da maneira mais fiel possível a aproximar-se da pesquisa utilizada nas universidades. Uma dessas abordagens é trabalhada neste artigo, o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais - NTPPS, adotado pela Secretaria de Educação do Ceará e sendo uma das principais responsáveis por levar noções básicas da pesquisa científica para o Ensino Médio no estado. Assim, busca-se neste artigo discutir a pesquisa no âmbito da educação básica e como a mesma influencia no desenvolvimento da produção de novos pesquisadores no meio acadêmico. A abordagem se deu a partir de uma revisão bibliográfica na literatura da área e em meios de comunicação. A partir do estudo da proposta do NTPPS e dos eixos trabalhados nas oficinas, percebemos que há, mesmo que de forma didática, por se tratar de uma proposta que deve obedecer um currículo escolar, já na Educação Básica das escolas que trabalham com o NTPPS uma apresentação de mecanismos da pesquisa científica do meio acadêmico.