Falaremos na apresentação sobre o projeto de extensão que discute memórias da ditadura, com suas múltiplas possibilidades de análise a apartir de testemunhos históricos das ações e intencionalidades humanas. Um debate que desnaturalize uma série de percepções de funcionamento da sociedade com suas formas de legitimação, preconceitos, intenções e improvisos por parte dos sujeitos históricos. Por isso queremos ampliar o debate entre os estudantes das escolas públicas de Quixadá sobre o uso da memória nos processos e lutas sociais, especificamente sobre um periodo que nas redes sociais, internet, campanhas politicas, aparece como plataforma de debate e deve ser problematizado no dialogo com diferentes fontes para a ampliação do leque de leituras criticas sobre os sujeitos e suas falas e ações; auxiliando numa problematização da construção das identidades coletivas e individuais a apartir do Estado e outros atores dentro de sua teia de relações que permitiu a ditadura e gera versões sobre ela. A história vista como demanda social na elaboração de mais instrumentos em prol da cidadania e cultura com os estudantes sendo multiplicadores dessa discussão dos direitos na sociedade inclusive o direito a não serem escravos da memória e sim percebe-la de forma critica e libertadora, como fala o historiador francês Jacques Le Golf em seu livro História e Memória. O projeto encontra-se em fase inicial e começaremos sua aplicação na Escola Estadual Governador Cesar Cals de Oliveira Filho no mês de maio de 2018.